Os trabalhos em escritório, ou em funções que exigem que a pessoa permaneça sentada, estão aumentando as taxas de obesidade, segundo pesquisadores de Harvard, nos EUA. E muitos empregados e empregadores desconhecem os riscos de ficar sentados durante todo o dia.
Segundo os especialistas, as relações entre obesidade e as condições no local de trabalho estão crescendo. “Na medida em que o local de trabalho se torna nossa segunda casa, nossa alimentação tradicional foi trocada por fast food, que é rica em gorduras saturadas”, disse o pesquisador John S. Evans.
Em estudo que avaliou o nível de atividade física e as condições de trabalho na União Europeia, os especialistas notaram que 19% dos holandeses e 31% dos irlandeses não fazem nenhuma atividade física no trabalho; e 55% dos gregos e croatas, e 61% dos franceses não fazem exercícios em lugar nenhum.
Os especialistas alertam que empregados e empregadores deveriam estar atentos ao problema e considerar fatores como o estresse, horas extras exageradas, permanência por muito tempo sentado, falta de espaço para armazenar comida e se alimentar, e falta de locais para exercícios nas empresas - todos contribuem para a obesidade e piora da qualidade de vida.
|