HOME  
 
   
Vitaminas guardadas em lugares úmidos perdem a eficácia. - 06/03/2010

Há lugares mais comuns para se guardar vitaminas e outros suplementos alimentares do que na cozinha ou no banheiro? Pois o hábito deveria mudar. De acordo com um estudo da Universidade Purdue, dos Estados Unidos, a alta umidade desses ambientes pode degradar os produtos.

A pesquisadora Lisa Mauer disse ao site Science Daily e ao jornal Daily Mail que as substâncias cristalinas, como a vitamina C e algumas formas de vitamina B, são propensas a um processo chamado de "deliqüescência", em que a umidade faz com que um sólido solúvel em água se dissolva. Quando isso acontece, diminui a qualidade ou resulta até em perda total dos ingredientes. "Dentro de um curto espaço de tempo, em uma semana, pode obter a perda total de vitamina C em alguns produtos."

As tampas nem sempre ajudam, justamente pelo fato de serem abertas em locais úmidos. "Abrir e fechar uma embalagem irá mudar a atmosfera dentro dela. Se abrir e fechar em um banheiro vai adicionar um pouco de umidade a cada vez. Dependendo de quanto tempo de banho toma, a umidade pode ficar maior do que 98%."

Se pensa que basta trocar as vitaminas de lugar depois que o processo aconteceu com o intuito de que tudo volte ao normal está enganado. As mudanças químicas não são reversíveis.

Lisa sugere descartar os suplementos que mostrarem sinais de absorção de umidade (por exemplo, presença de líquido no recipiente de vitamina A) e manchas marrons, especialmente nos destinados à garotada. "Não são necessariamente inseguros, mas por que não dar uma vitamina para uma criança se não tem o teor que está esperando dar?"

A solução é apostar em cômodos que não sejam quentes ou úmidos. Os resultados do estudo foram divulgados na versão online da publicação Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Fonte: Patricia Zwipp - Terra
 
Destaques

 Obesidade
 
 Relação entre Tireóide e
 Obesidade e muito mais.

 Endócrino-Age
 
 Conheça melhor o
 conceito Endócrino-Age.

 Tireóide
 
 Saiba mais sobre
 Tireóide "A Terrorista".

 Teste do pézinho
 
 O Teste do pézinho pode
 salvar vidas. Saiba Mais.

Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados