Mais de 50% de todos os medicamentos são receitados ou vendidos de forma inapropriada no mundo e metade de todos os pacientes não tomam remédios corretamente.
A afirmação está em nota da Organização Mundial da Saúde, OMS, sobre o uso indevido de medicamentos.
Políticas Básicas
Segundo a agência da ONU, o uso excessivo, limitado ou impróprio de remédios afeta a saúde das pessoas e gasta recursos.
A OMS revela que mais de 50% de todos os países no mundo não implementam políticas básicas para promover o uso adequado de medicamentos.
Nos países pobres, menos de 40% dos pacientes no setor público e 30% no privado são tratados de acordo com diretrizes clínicas.
Para a agência, a prática diz respeito à utilização correta de remédios e requer que os doentes recebam o medicamento apropriado, com a dose certa e durante um período de tempo adequado, ao custo mais baixo para eles e para as comunidades.
Problemas
Os problemas mais comuns provocados pelo uso indevido de remédios incluem o uso de muitos medicamentos de forma simultânea, o uso excessivo de antibióticos e injecções e auto-medicação inapropriada.
Segundo a OMS, os fatores que mais contribuem para esse fenômeno são a falta de conhecimento e formação, promoção de medicamentos por multinacionais farmacêuticas e a disponibilidade ilimitada de remédios em muitos países.